A principal característica do concreto leve está em seu nome: a leveza. Seu peso específico fica abaixo de 2 mil kg/m³, enquanto a densidade do concreto convencional varia de 2300 a 2500 kg/m³. Isso é possível pela substituição dos agregados convencionais, mais pesados, por agregados leves, como argila expandida, vermiculita, isopor ou EVA, ou, ainda, pela incorporação de bolhas de ar no concreto.
A beleza estética, de visual alegre e agradável, é apenas um dos diferenciais desse material. Com o uso do concreto colorido pode-se reduzir uma das etapas da obra, a do revestimento. Isso diminuiria o tempo de execução do projeto, amenizando seus custos finais. Por não precisar de revestimentos, como pintura, a peça apresentará maior durabilidade, sem tanta manutenção. E, além disso, o concreto colorido apresenta boa resistência contra a poluição, contra a ação solar e outras intempéries.
Sua característica é de fluir com facilidade dentro das formas, passando pelas armaduras e preenchendo os espaços sob o efeito de seu próprio peso, sem o uso de equipamento de vibração.
Para lajes e calçadas, por exemplo, ele se auto nivela, eliminando a utilização de vibradores e diminuindo o número de funcionários envolvidos na concretagem.
Indicados para concretagens de peças densamente armadas, estruturas pré-moldadas, fôrmas em alto relevo, fachadas em concreto aparente, painéis arquitetônicos, lajes, vigas, etc.
O concreto permeável, também conhecido como concreto poroso, tem como função o aumento da permeabilidade de pavimentos submetidos a cargas reduzidas. O material é praticamente similar ao concreto convencional.
O que os difere é uma pequena alteração no traço: o concreto permeável dispõe de proporções maiores de pedra e pouca ou nenhuma areia. Assim, a estrutura porosa apresenta-se com muitas cavidades que facilitam a passagem da água e do ar, gerando um maior índice de vazios, de 15% a 25%.
O concreto de baixa permeabilidade apresenta valores reduzidos na relação água-cimento e uma boa cobertura da armadura. Quando isso ocorre, determina-se que ele não terá problemas associados à durabilidade.
• Prolongamento da vida útil das estruturas
• Menor custo de manutenção por ação de agentes agressivos
• Proteção das armaduras
• Maior durabilidade geral das estruturas
• Diminuição da perda de água por infiltração (no caso de reservatórios)
• Diminuição da permeabilidade
• Maior resistências à abrasão
• Auto grau de trabalhabilidade e projeção
• Reduz a carbonatação (ação do CO2 no concreto, causando fissuras e permeabilidade de água).
Um concreto com adição de elementos ou substâncias que agregam características específicas ao material. Essa modalidade permite enfrentar as necessidades de aumento de resistência e diminuição da fissuração e permeabilidade em locais onde o concreto é mais exigido.
Além dos insumos normalmente utilizados conforme a disponibilidade da cada região, o Concreto com Adição de Fibras utiliza aço, náilon ou polipropileno em sua composição. A determinação das características desejadas é que definirá qual das fibras disponíveis é mais indicada ao concreto.
O uso de fibras no concreto proporciona acentuação de algumas características como resistência ao impacto, ao atrito e às fissurações e também o aumento da ductibilidade e impermeabilidade.
Esse é o tipo de concreto mais comum nas construções brasileiras, pois, pode ser utilizado em diversos tipos de estruturas. Ele possui uma consistência seca, por isso precisa da utilização de ferramentas como vibradores para ser adensado e seu transporte deve ser realizado por meio de carrinhos de mão, gruas, elevadores ou gericas. O seu Slump varia entre 40mm a 70mm e sua resistências varia de a cada 5,0Mpa em um intervalo de 10,0 até 40,0Mpa.
Esse tipo de concreto tem como principal característica a sua alta fluidez, permitindo que ele seja transportado por bombeamento via tubulações. Ele é muito utilizado em grandes obras verticais, pois, o método de transporte empregado garante menos gasto de tempo com transporte e com adensamento do concreto, proporcionando menores gasto com mão de obra.
Com várias denominações semelhantes disponíveis pelo mercado, muitas pessoas têm dúvidas quanto ao que é o piso de concreto polido.
Basicamente, ele é uma das variações do revestimento queimado, que é aplicado como acabamento da superfície do piso, e passa por um processo de polimento com a ajuda de ferramentas e de produtos que irão garantir a resistência final do piso.
As particularidades da técnica de aplicação são responsáveis por garantir o efeito específico do concreto polido, assim como as vantagens da sua aplicação.
- Alta Durabilidade
- Fácil Manutenção
- Baixo custo de investimento
- Evita a proliferação de microrganismos
- Versatilidade de aplicação
- Rápida execução
Concreteck
Avenida Liliza Ottoni 2525, Região Urbana Homogênea Iii, Poços De Caldas - Minas Gerais, Brazil
Copyright © 2023 Concreteck – Todos os direitos reservados.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.